sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

“Convertei-vos e crede no evangelho”

Duas ordens de Deus para nós neste tempo forte de quaresma.
Convertei-vos e crede no Evangelho.
Todos os anos somos chamados a intensificar nossa caminhada em direção à santidade neste período de quaresma, não é que devemos relaxar no resto do ano, mas este é um tempo privilegiado. Tempo de graça para se converter.
Nos unimos a Jesus que, conduzido pelo Espírito foi levado ao deserto para ser tentado. Nós conhecemos bem esta passagem onde Jesus vence as tentações respondendo sempre com a Palavra de Deus. Ele nos ensina como é importante sermos apaixonados pela Palavra de Deus. Que ela virá em nosso socorro nos momentos de tentação, onde o inimigo quer nos fazer cair, usaremos a Palavra de Deus como arma, usaremos a Espada do Espírito como nos diz a carta aos Efésios.
Quaresma é este tempo de combate onde precisamos tomar posse das armas que Deus nos dá para nos apossarmos da vitória que já nos foi conquistada por Jesus, na Cruz.
Gostaria de partilhar com você três pequenos textos que vão nos ajudar a bem viver este tempo de combate.

“Enquanto um homem é uma pessoa comum, um operário, um marinheiro, uma dona de casa, um estudante etc, os inimigos do rei não se armam contra ele. Mas, se eles veêm que este homem pega o estandarte do seu rei, se arma de um escudo, de uma adaga, de uma espada e um arco, veste sua túnica de soldado, aí eles vão ranger os dentes contra ele e vão utilizar de todos os esforços possíveis para fazê-lo se perder. Por isso, estejamos atentos.”
São João Clímaco

Peçamos a Deus a graça de tomarmos posse das armas que Ele coloca à nossa disposição, para que possamos enfrentar o nosso inimigo, as armas espirituais, os sacramentos, a adoração eucarística, a Santa Missa, a oração do santo terço, o jejum, as penitências… Neste combate, precisamos vestir a nossa túnica de combate para não sermos pegos de surpresa. Portanto vigiai, estai atentos!
“Como o bom soldado não tem medo do combate, da mesma forma o bom cristão não deve ter medo da tentação. Todos os soldados bons na batalha: é sobre o campo de batalha que nós fazemos a diferença entre os corajosos e os covardes.”
São Cura de Ars

Não tenhamos medo da tentação, porque é no fogo que o ouro é purificado. Ela será muito útil para que possamos atingir grandes vitórias. O importante é sempre estar ao lado do Senhor e nos momentos de tentação se apegar a Ele e, dele não nos separarmos.

“Eu não compreendo estes medos, demônio! Demônio! Quando nós podemos dizer Deus! Deus! E fazê-lo tremer. Sim; porque ele não pode se mexer sem que o Senhor o permita.
Santa Tereza de Avila

Deus é infinitamente mais poderoso que o demônio, estejamos sempre atentos à voz de Deus e resistamos ao demônio, porque ele se afastará de nós.
http://blog.cancaonova.com/franca/2010/02/24/convertei-vos-e-crede-no-evangelho/