terça-feira, 2 de novembro de 2010

Equipe Missionária Realiza Formação

Missionários
Daniele e Pe. Antônio Araújo
 No ultimo domingo dia 31/10, reunidos no salão São Pedro, a equipe missionária da comunidade São Francisco, fez uma breve apresentação do Projeto das Santas Missões Populares, seguindo as orientações do livro "SANTAS MISSÕES POPULARES, UMA EXPERIÊNCIA DE EVANGELIZAÇÃO VOLTADA PARA O POVO", de autoria do Pe. Luís Mosconi, Editora Paulinas.
No encontro, que teve início as 18:30 horas, estiveram presentes aproximadamente 18 leigos que já se dispuseram favoráveis a esse chamado que a comunidade missionária vos fez, além do jovem Pe. Antônio Araújo.
A abertura foi conduzida por Maria de Fátima Vasconcelos, que acolheu a todos os presentes já interpelando-os sobre o que são as Santas Missões Populares. " - As Santas Missões Populares são uma sacudida, um acordar, um tomar consciência do mundo que nos rodeia", disse ela, fazendo referencia ao texto de Mc, 1,15.

A segunda parte do encontro foi dirigida pela jovem Daniele Lopes, que explanou sobre a "Preparação das Santas Missões Populares".
Na cronologia das SMP, esse período tem duração de cinco ou seis meses, esse tempo é chamado de "namoro ou noivado" uma vez que a comunidade toma conhecimento da proposta para que assim venha à assumi-la ou não.
Daniele ainda citou a experiência concreta em que ela juntamente com os missionários da comunidade paroquial poderam vivenciar na comunidade Sagrado Coração de Jesus, no bairro Sabiazal. Foi um momento de fazer uma "fotografia" da real situação em que vivem muitos de nossos irmãos.
Jovens visitam comunidade no Sabiazal
Já chegando ao final do encontro, Daniele falou especificamente sobre o trabalho missionário da equipe comunitária da comunidade São Francisco, segundo ela a comunidade foi dividida em 5 setores com a finalidade de  facilitar o trabalho que a equipe pretende fazer visitando as residências e colhendo as informações que facilitarão, no futuro, o trabalho da equipe.

Finados: “Dia em que nos lembramos dos que estão na presença de Deus”


Em todo o mundo,hoje, 2, a Igreja Católica celebra o Dia de Finados. Neste dia, missas são celebradas em cemitérios e nas paróquias, especialmente, na intenção dos falecidos. Em Roma, como de costume, na quinta-feira, 4, o papa Bento XVI celebra uma missa por todos os cardeais e bispos falecidos durante o ano.

“Participar desta celebração é um ato de gratidão, caridade e uma conseqüência da fé. Este é um dia em que nós nos lembramos daqueles que estão na presença de Deus. Para nós, que temos fé, a morte não tem a palavra final. A palavra final pertence à vida, porque o Senhor ressuscitou”, disse o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa.

Aos que visitam o cemitério e rezam pelos mortos, a Igreja concede indulgência plenária. “Uma vez que os fiéis defuntos, em vias de purificação, também são membros da mesma comunhão dos santos, nós podemos ajudá-los, entre outros modos, obtendo para eles indulgências, de modo que sejam libertos das penas temporais devidas por seus pecados”, recorda o Catecismo da Igreja Católica.

“Da mesma maneira que os familiares costumam, em datas especiais, lembrar e orar pelos seus mortos, a Igreja, que acredita na comunhão dos santos, não se esgota na realidade daqueles que caminham neste mundo, mas se estende aqueles que estão na casa do Pai. O corpo de Cristo é a Igreja, não somente constituída da Igreja militante, que são os que caminham, mas também da Igreja Triunfante, que insere os que estão no céu, e da Igreja padecente, que se constitui dos que ainda aguardam a manifestação gloriosa do Senhor”, explicou dom Dimas.

No dia dos mortos a liturgia indica o uso de paramentos de cor preta ou roxa e pede sobriedade na ornamentação e nos cantos.
Fonte: http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/noticias/5068-finados-dia-de-nos-lembrados-dos-que-estao-na-presenca-de-deus-diz-secretario-da-cnbb-