segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

III Retiro Diocesano das SMP

Neste último fim de semana, a diocese deu mais um passo na vivência das Santas Missões Populares, realizando seu III retiro. Cerca de mil e trezentas pessoas vindas de todas as paróquias daquela, marcaram presença. Além da numerosa presença leiga, era notável a participação também do clero.
Segundo o livro das SMP e metodologia do Pe. Luís Mosconi, que fora assistido neste encontro por Pe. Firmino, sacerdote com vasta experiência missionária; esse retiro teve como finalidade avaliar a caminhada do segundo retiro pra cá; aprofundar o sentido e o valor da conversão em nossa vida e a preparação para a grande Semana Missionária. Norteada por tais coisas decorreu-se o encontro.

Na ocasião, foi entregue ao presentes, uma cruz missionária que revela a fidelidade radical de Jesus à vontade do Pai, que quer a vida e dignidade para todos; pede a nossa fidelidade firme e constante ao seguimento de Jesus e do seu Reino. A cruz é o símbolo que fala mais alto ao coração do povo, pois comunica amor e entrega, ercanação e ressurreição (Fl 2,5-11).
Nossa comunidade participou de maneira expressiva, enviando nove missionários e atuando artísticamente, por meio do Grupo Metanoia.