quarta-feira, 9 de março de 2011

Conversão

"Completou-se o tempo e reino de Deus está próximo de, convertei-vos e crede no evangelho". ( Marcos 1,15)
Percebemos com veemência nesta passagem bíblica o apelo do senhor à conversão. Na primeira parte do versiculo, Jesus deixa claro que o tempo completou-se e que o reino de Deus está próximo de chegar. E aí vem a pergunta: Por que sempre adiamos dia-a-dia a nossa conversão? Por que damos desculpas a Deus, enganando a nós mesmos com nossos pecados?
Para que a conversão aconteça, temos que estar dispostos a renunciar a nossa velha vida e os atrativos que ela constantemente nos oferece. Se realmente quisermos mudar de vida atenderemos prontamente ao chamado do senhor.
Nossa conversão tem de começar de dentro para fora, lá onde o pecado deixou suas raízes profundas. Deus quer "arrancar" do nosso coração todo mal implantado pelo pecado. Quer também restaurarar nossa imagem "danificada" e a nossa alma "manchada", e quer fazer de nós "criaturas novas". É necessário que haja uma verdadeira metanóia, isto é, uma transformação de mentalidade, transformando a nossa mentalidade suja pelo pecado em uma mentalidade renovada pelo Espírito Santo.
O tempo da quaresma é tempo propício para que possamos avaliar e refletir sobre nossas ações. É a própria igreja que nos convoca ao mutirão da conversão, onde relembrando os 40 dias que Jesus passou no deserto preparando-se para exercer o seu ministério. Todos nós somos também convidados a irmos para o deserto da nossa vida e assim nos prepararmos para celebrarmos a Páscoa do Senhor", celebrar uma vida nova em Cristo.
Como o filho pródigo que volta arrenpendido para a casa do pai, e é recebido de braços abertos. assim também o Pai do céu está de braços abertos esperando o pecador arrenpendido. Ele age com misericórdia, perdoando os nossos pecados, pois sabe que somos fracos e limitados.
Muitos são os exemplos de conversão na bíblia como: Zaqueu, que muito defraudou, através da cobrança de impostos, Jesus entrou em sua casa e disse: "Hoje entrou a salvação nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. De fato, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido". (Lucas 19, 9-10)
A conversão da mulher adúltera é outro exemplo. Diante da atitude farisáica de escribas e fariseus querendo condenar aquela mulher pega em adultério, Jesus age com autoridade e diz: "Quem de vós não tiver pecados, que atire a primeira pedra". Nenhum deles foi capaz de atirar pedra, pois todos eram pecadores, todos foram embora. À mulher ele pergunta: "Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor. " E termina dizendo:" Nem eu te condeno, vai e não tornes a pecar". Nunca mais aquela mulher foi a mesma, mudou radicalmente a sua vida. Aquele encontro de Jesus com a mulher adúltera, foi um encontro de conversão, de "MUDANÇA DE VIDA". Assim como aconteceu com Zaqueu, com a mulher adúltera, e com tantos outros encontros de Jesus com pecadores, ele vem hoje ao nosso encontro para nos trazer salvação, nos libertar de todas as amarras do pecado. Que de fato, essa conversão aconteça na vida de cada um de nós.
A todos uma boa quaresma, fiquem com a paz de Jesus e o amor de Maria!

Por Rodrigo Lima