sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O Tau franciscano!


Eis uma pergunta importante:
Você já viu um símbolo que vem sendo confundido com um crucifixo?
Ele é usado pelos membros da Toca de Assis e por outros movimentos franciscanos. Além de nós, católicos, usarmos, mas...

Você sabe o que é o TAU?
O Tau, além de ser um símbolo bíblico é: a última letra do alfabeto hebraico e a 19ª do gregoderivado dos Fenícios ecorrespondente ao " T " em português.
Na bíblia, o profeta Ezequiel ouviu de Deus: "Os inocentes marcados com este sinal (TAU) serão salvos" (Ez 9,4)
O Tau é a mais antiga grafia em forma de cruz e significa: Verdade, Palavra, Luz, Poder e Força da mente direcionada para um grande bem.
O Tau é a convergência das duas linhas: verticalidade e horizontalidade significam o encontro entre o céu e a terra. Divino e humano.
Em 1215 o papa Inocêncio III prega um novo símbolo cristão e São Francisco de Assis, estando presente nesta reunião, assume o Tau como símbolo de sua Ordem religiosa: a Ordem dos Frades Menores (OFM).
Em geral, o Tau é pendurado no pescoço por um cordão com três nós. Este cordão significa o elo que une a forma de nossa vida. O fio condutor do Evangelho. A síntese da Boa Nova está nos três nós do cordão, os quais são os três conselhos evangélicos: obediência, pobreza e castidade (pureza de coração).
Obediência significa acolhida para escutar o valor maior. Quem abre os sentidos para perceber o maior e o melhor não tem medo de obedecer e mostra lealdade a um grande projeto.
Pobreza não é categoria econômica de quem não tem, mas é valor de quem sabe colocar tudo em comum. Ser pobre, no sentido bíblico-franciscano é a coragem da partilha.
Castidade, ser puro de coração, é ser transparente, casto, verdadeiro. É revelar o melhor de si.
Os três nós significam que o obediente é fiel à seus princípios; o pobre vive na gratuidade da convivência; o casto cuida da beleza do seu coração e de seus afetos.
Tudo isto está no Tau da existência!
Muita gente usa o Tau como um amuleto, um pingente, uma jóia... Ele é um sacramental que nos recorda um caminho de salvação que vai sendo feito ao seguir, progressivamente, o Evangelho.
Usar o TAU é colocar a vida no dinamismo da conversão: Cada dia devo me abandonar na Graça do Senhor, ser um reconciliado com toda a criatura, saudar a todos com a Paz e o Bem.
Usar o TAU é configurar-se com aquele que um dia ilumina as trevas do nosso coração para levar-nos à caridade perfeita.
Usar o TAU é transformar a vida pela Simplicidade, pela Luz e pelo Amor. É exigência de missão e serviço aos outros, porque o próprio Senhor se fez servo até a morte e morte de Cruz.
O verdadeiro Tau franciscano é aquele todo de madeira, sem nenhum tipo de apetrecho fixado a ele (crucifixo, foto, desenho...), não é aquele feito de aço ou outro metal. Ele também precisa ter o cordão com os três nós.
Entende-se que o melhor Tau não é o comprado, mas aquele que nós ganhamos de alguém, pois essa pessoa reconhece em nós os três nós...