sexta-feira, 27 de maio de 2011

Missa nas ruas de nossa comunidade

Em comunhão com a vivência das Santas Missões Populares e a realização das peregrinações Marianas, nossa comunidade realizou nessa quinta feira, dia 26, a Celebração Eucarística nas ruas de nossa comunidade. Para tanto, a escolha do local não poderia ter sido melhor: o cruzamento das ruas Paraná e Castelo, onde outrora funcionara a ‘’tenda das missões’’.
A Missa foi presidida por padre Carlos Seixas. Em sua homilia, o clérigo mencionou as palavras de Pedro - Irmãos, vós sabeis que, desde os primeiros dias, Deus me escolheu, do vosso meio. E lembrou-nos que uma missionariedade eficaz, é feita a partir de um encontro verdadeiro com Jesus Cristo, seu anúncio e principalmente testemunho. Incutido a tais coisas, afim de que sejam experiências felizes, está o compromisso. Fator essencial aos cristãos católicos.
A celebração seguiu-se com grande animação. Ao seu término, quando indagado pelo sacerdote, a assembleia respondeu com júbilo pela realização desta experiência outras vezes. A noite seguiu com a realização de leilão e bingo.
Obrigada a todas as pessoas que contribuíram com o caminhão, iluminação, paramentos e jóias.

Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude discute caminhada da PJ à luz das DGAE

Dialogar sobre a caminhada da Pastoral da Juventude (PJ) à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), e discutir a defesa da vida da juventude. Foi o que aconteceu em Ceilândia (DF), entre os dias 19 e 22 de maio, na reunião da Coordenação Nacional e Comissão de Assessores da Pastoral da Juventude.
De acordo com o membro da Coordenação Nacional da PJ e representante do regional Centro-Oeste da CNBB (Distrito Federal, Goiás e Tocantins) Luis Duarte, a reunião “foi um forte momento para partilha, troca de experiências, organizar e potencializar a ação evangelizadora da PJ junto às juventudes, diante do cenário eclesial existente após a 49ª Assembleia Geral da CNBB, realizada no início de maio, e de reafirmar o compromisso com a vida da juventude por meio da participação na Comissão Organizadora da 2ª Conferência Nacional de Juventude, promovida pelo Governo Federal, em dezembro de 2011.
O Plano Pastoral da PJ para os próximos seis anos vai ser encaminhado nos próximos meses, assim como subsídios visando dinamizar a participação da juventude católica nas Conferências Estaduais e Municipais de Juventude e outros materiais da Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens.
Discussões
Os jovens e assessores se debruçaram sobre diversos assuntos, entre eles: avaliação da Ampliada Nacional da PJ, ocorrida em janeiro deste ano na diocese de Imperatriz (MA); elaboração do Plano de Ação Pastoral da PJ (2011-2016) e os Projetos Nacionais da PJ; X Encontro Nacional da PJ, a ser realizado em janeiro de 2012, na Arquidiocese de Maringá (PR); Análise de conjuntura eclesial; Caminhada da PJ nos regionais; Jornada Mundial da Juventude; II Conferência Nacional de Juventude; Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens; e Projeto de Revitalização da PJ na América Latina.
A reunião contou com a presença de jovens de dezesseis Regionais da CNBB, do Secretário Nacional da PJ, Thiesco Crisóstomo; da Comissão Nacional de Assessores e ainda com participação especial do assessor nacional do Setor CEBs na CNBB, Sérgio Coutinho.