sábado, 14 de janeiro de 2012

Histórico da Catequese na Paróquia Nossa Senhora de Fátima


Crédito da Imagem: JORNAL MISSÃO JOVEM

Ao ser fundada em 1960, pelos Pe. da Congregação do Santíssimo Redentor, os Redentoristas, a catequese já havia dado passos  de fundamental importância na caminhada catequética desta então Paróquia. Isto porque a catequese do bairro São Francisco cujo nome deve-se a uma ação evangelizadora dos seminaristas capuchinos que chegando a Parnaíba, recolhidos no Convento de São Sebastião, escolheram cada um, bairros da cidade para levar a boa Nova do Reino.
            Chegando a Parnaíba estes primeiros estudantes de teologia, reforçaram os trabalhos dos ilustres sacerdotes da época que por exercerem várias ocupações, não dispunham de tempo suficiente para atendimento das tarefas da catequese popular, religiosa e, sobretudo a formação da juventude da população dos bairros.
Nesta época chega também à primeira comunidade formada de capuchinhos que vieram para lecionar teologia e fortalecerem a assistência sacerdotal aos fies e levar a todos o Reino de Deus.
            Repercutindo no coração dos recém-chegados, estudantes capuchinhos, aquelas palavras bíblicas, “A messe é grande, mas os operários são poucos” com o apóio dos superiores e levados pelo estímulo apostólico, fundaram centros catequéticos em alguns bairros de Parnaíba, para catequese da infância, juventude e melhor formação cristã dos adultos.
            Qual leque aberto a partir do convento e espalhando-se por inúmeros bairros, aos sábados e domingos, em grupos de dois ou mais, saíam a pé, quer fizesse sol ou chuva, sob o calor escaldante da região Parnaibana, mas cheios de zelo... A plantar a semente do bem. Uns mais tímidos outros mais avançados lançaram muitas sementes e colheram muitos frutos.
          Os centros catequéticos criados foram vários, entre estes estava o CENTRO CATEQUÉTICO SANTA MARIA GORETTI, dentro da antiga cadeia publica, criado por Frei Higino de Grajaú, mais tarde levantou ele a capela de santa Maria Goretti, onde hoje situa-se a Igreja cujo fundadores foram os Reverendos Pe. Redentoristas cujo nome foi mudado para paróquia Nossa Senhora de Fátima. Era esse local um bairro muito pobre em imenso areal. Como foi dito, o bairro são Francisco já existia e aí foi criado o ultimo centro catequético, com a chegada por volta de 1951 de novos grupos de seminaristas entre estes seu fundador Frei Hermano, de Fortaleza e Frei Belchior seu companheiro de evangelização.
 Nesta época no bairro guarita ainda não havia centro catequético, e o seminarista Frei Hermano, escolheu então como seu primeiro berço catequético. Ali numa escolinha municipal, com uma pequena sala de aula, que servia também de residência para professora dona Alzira Dias, frei Hermano iniciou o centro catequético, variando catequese da criançada com peladas de futebol, passeios, picnics, dramas, cinema, etc. Nesta empreitada frei Hermano teve como seu companheiro o seminarista Frei Belchior, simples bonachão. Era mais animador dos esportes do que catequista. Os estudantes teólogos capuchinhos, cheios de brio e zelo apostólico, difundiram o evangelho, catequizaram crianças e a juventude dos 06 aos 17 anos e maiores de idade. Prepararam e realizaram milhares de primeiras Eucaristias, batismos, induziram muitos casais irregulares ao legitimo casamento religioso e através dos esportes, picnics, dramas e passeios, afastaram dos jovens os lugares perigosos e os formaram para uma vida cristã sadia e segura. Por volta de 1952 a 1953 Frei Hermano adquiriu por doação um lote de terra na esquina da rua Picos com a Oeiras, onde levantou um grande salão catequético sendo transferido o centro para esse novo salão. O novo espaço chegou a abrigar mais de 300 crianças e jovens de ambos os sexos. Catecismo substancioso, misturado com esporte deu certo. Através de doações financeiras e rendas das grandes festas de São Francisco conseguiu com sacrifícios transformar o salão catequético em capela a qual foi benta por S. Excia. Dom Filipe Canduru Pacheco, bispo da época. O festejo de São Francisco era esplendido a ponto de causar a não aceitação de Frei Marcelino, pois minimizava o festejo de São Francisco na matriz de São Sebastião, pois eram mais animados do que o da matriz. A capela de São Francisco era quase uma paróquia. Celebrava-se a santa missa as 19: 00 nos sábados e domingos e dias santos confessavam-se o povo e faziam-se batizados, registrados, porém nos livro da paróquia de São Sebastião. Frei Hermano já ordenado em 1954, trouxe outros capuchinhos para ajudá-lo ou celebrar, quando o trabalho era grande. Frei Roberto de Maracanaú foi um desses padres.
Dona Alzira Dias e os seminaristas foram os primeiros catequistas deste centro catequético São Francisco da guarita. Após a realização da primeira comunhão os catequizados formavam o grupo da cruzadinha que continuavam se reunindo semanalmente sob a responsabilidade de um catequista, tinham até fardamento especifico. O grupo recebia a denominação de cruzadinha.
Quando foi fundada a paróquia de Fátima em 1960 todo trabalho de evangelização ficou sob a responsabilidade dos padres redentoristas, a catequese na comunidade São Francisco já organizada, continuava jogar semente para que esta frutificasse, e nas demais comunidades desta nova paróquia foi reorganizada a catequese, agora sob a responsabilidade dos novos padres. Foi visto todo processo de educação da fé e organizado aprofundamento para que a palavra de Deus pudesse frutificar. Neste processo educativo da fé os padres redentoristas foram muito zelosos, enviaram catequistas para realizarem cursos de formação seja na diocese ou cidades onde estes acontecessem, mas como sabemos para ser catequistas é preciso muito amor e é necessário estar apaixonado por Jesus Cristo, e quando isto não acontece a catequese se torna capenga, isto é, fraca , e não transforma,  nossos padres têm que olhar esta realidade com muito carinho, para que, se preciso for ate fazer uma pausa na caminhada catequética e juntos, vigário, catequistas e a comunidade repensar e discutir uma nova forma, um novo caminho que  leve a uma catequese evangelizadora, foi o que fez Pe, Thiago no período em que a catequese passava por sérios problemas. Esta pausa serviu para que os catequistas repensassem o que queriam realmente e foi trabalhada formação onde estes poderiam repensar suas ações e voltar ao caminho que se propunham e a catequese reinicia novamente. Como sabemos desde o principio do cristianismo nossa catequese tem avanços e recaídas e diante dos desafios a afirmação da fé em Jesus Cristo deve superar os obstáculos do caminho.

Fonte: Francisca Martiniano

Seminaristas professaram seus votos e afirmaram sua fé


Francisco Carvalho e Luis Gomes

A missa solene para a benção das paramentas dos seminaristas candidatos ao diaconato Francisco Carvalho e Luis Gomes foi celebrada nesta quinta-feira, as17h, na Igreja do Rosário. Durante a celebração os seminaristas professaram seus votos e afirmaram sua fé e atuação na Igreja de Jesus.
Dom Alfredo, bispo diocesano, saudou a todos os presentes em especial aos catequistas participantes da Escola e da Especialização em Catequese, e afirmou que toda e qualquer vocação provém da Catequese, afirmou ainda que  ‘Não podemos falar de igreja sem falar da Catequese’, dando motivação ao ministério dos catequistas.
Durante sua homilia Dom Alfredo enfocou a vocação e a missionariedade dos seminaristas, sobre as demais vocações na Igreja, a necessidade que temos de padres e a alegria que expressamos por cada seminarista que se coloca a disposição do Reino de Deus.

Os seminaristas Luis Gomes e Francisco Carvalho serão ordenados diáconos no dia dois de fevereiro, as 19h, na Catedral de Nossa Senhora da Graça.

Fonte: http://www.portalcostanorte.meionorte.com/seminaristas-recebem-bencao-das-paramentas-em-parnaiba/