sábado, 5 de março de 2011

Comunidade Realiza Repasse da CF-2011



Na tarde deste sábado, às 14:30min, a comunidade realizou um estudo sobre a Campanha da Fraternidade 2010 que tem como tema Fraternidade e vida e lema “A criação geme em dores de parto”. Além do objetivo geral, a CF, que em dois mil e dez completa 47 anos, apresenta alguns objetivos específicos como viabilizar meios para formação da consciência ambiental; promover discussões sobre a problemática; mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais. Algumas estratégias também são adotadas como mobilizar pessoas, Igrejas e a sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais; denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes do aquecimento global.
O encontro foi conduzido pelo padre Antônio Araújo, vigário de nossa paróquia, com auxílio de Francisca Martiniano, coordenadora da comunidade. De início o clérigo apresentou o hino e o cartaz da campanha, explicando cada elemento presente neste segundo. Histórico, intuitos e fins, também foram apresentados. Ponto bastante abordado foi a Campanha da Solidariedade: gesto concreto suscitado pela CF. Seus frutos já apoiaram 124 projetos sociais e de geração de trabalho e renda, beneficiando aproximadamente 114 mil pessoas de nossas comunidades. Comumente, tal coleta é realizada no Domingo de Ramos.
Os que ali se encontravam foram divididos em três grupos para que refletissem um pouco sobre a CF, baseados na metodologia do Ver – Julgar – Agir. Após muita conversa, cada grupo, representado por uma pessoa, fez uma partilha abordando a responsabilidade de cada um diante da situação atual do meio ambiente. Na oportunidade, também foram apresentados meios concretos de se trabalhar o tema na vida da comunidade, e elaborados planos de ações concretas.

Grupo JUCEF realiza missão em Lagoa das Cafusas


Chegada em Lagoa das Cafusas
 O Grupo JUCEF: Juventude à Caminho da Espiritualidade Franciscana realizou dias 26 e 27 de fevereiro na Comunidade Santa Rita em Lagoa das Cafusas -MA uma missão que contou com a participação dos moradores daquela comunidade. A abertura aconteceu no sábado dia 26 com uma reunião com toda a comunidade às 19h:30min e terminou no Domingo dia 27 às 8h:00min com a celebração da palavra e  formação sobre vários aspectos sobre a vida em comunidade. A missão teve como objetivo fortalecer a comunidade no que tange a presença mais ativa dos moradores e principalmente dos jovens nas atividades realizadas pela própria comunidade. Foram dois dias de intença oração, reflexão da palavra, partilha e momentos de descontração.

Reunião com a Comunidade


Momento de confraternização durante a celebração da palavra